segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cursos Oferecidos pelo SENAI


Aperfeiçoamento

Nome do Curso: Auxiliar Administrativo
Perfil de Conclusão: Executar serviço de apoio administrativo nas áreas de recursos humanos, administração, comercial e finanças, cumprindo as rotinas e processos, atendendo aos padrões de qualidade requeridos.
Carga Horária: 140 horas
Conteúdo: Relações Humanas, Informática Básica, Rotinas Administrativas (Organização da empresa, Organização do ambiente, Utilização de equipamentos, Arquivo, Técnicas de Arquivamento, Correspondência, Rotinas de Documentos, Organogramas, fluxogramas e Cronogramas, Cadastro Cliente/Fornecedor, Compra e Controle de Estoque, Atendimento ao Público.


Nome do Curso: Corte industrial CAD
Perfil de Conclusão: Programar riscos marcadores por processo manual e via CAD, enfestar, cortar, preparar lotes e pacotes para a seção de costura em conformidade às normas técnicas de saúde, segurança, qualidade e preservação ambiental.
Carga Horária: 100 horas
Conteúdo: Seção de corte, Tipos de modelagem, Tipos de tecidos, Riscos e formas de obtenção de riscos, Freqüência, gasto médio e freqüência máxima, Enfesto e técnicas de enfestar, Corte e equipamentos de corte, CAD, Prática.


Nome do Curso: Corte industrial
Perfil de Conclusão: Programar riscos marcadores por processo manual, enfestar, cortar, preparar lotes e pacotes para a seção de costura em conformidade às normas técnicas de saúde, segurança, qualidade e preservação ambiental.
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo: Precisão no corte, Equipamentos de corte: operar e realizar manutenções, Tipos de corte: manual, mecânico e eletrônico; Tipos de lâminas; Separação, etiquetagem, embalagem e estocagem de peças cortadas; Postura corporal; Transporte, levantamento e armazenamento de materiais; Máquinas e equipamentos facilitadores de qualidade; Organização do local de trabalho; Controle de qualidade; Risco, enfesto e corte de dezesseis riscos marcadores em tecido plano, malha PV e meia malha tubular de diferentes modelos.


Nome do Curso: Eletrohidráulica
Perfil de Conclusão: Determinar as vantagens e desvantagens da hidráulica; Calcular equações físicas envolvendo líquidos; Calcular reservatórios; Especificar acessórios; Especificar atuadores hidráulicos; Ler simbologia de atuadores  hidráulicos; Instalar válvulas nos seus respectivos atuadores; Ler e interpretar símbolos de válvulas hidráulicas; Calcular o consumo e força dos atuadores hidráulicos; Selecionar atuadores; Ler e interpretar símbolos hidráulicos; Ler símbolos normalizados; Instalar válvulas nos respectivos atuadores; Montar circuitos hidráulicos básicos; Montar circuitos eletrohidráulicos.
Carga Horária: 80 horas.
Conteúdo: Tecnologia e prática.

Nome do Curso: Eletropneumática
Perfil de Conclusão: Será capaz de especificar componentes básicos da pneumática, sua simbologia e funcionamento, interpretação de projetos, dimensionamento de redes e execução de circuitos pneumáticos seqüenciais básicos, execução e interpretação de circuitos eletropneumáticos.
Carga Horária: 100 horas
Conteúdo: Princípios físicos, produção, preparação e distribuição do ar comprimido; Unidades de condicionamento de ar; Válvulas de controle direcional e auxiliares; Cilindros pneumáticos; Estudo de circuitos básicos e seqüenciais no método intuitivo; Montagem prática dos circuitos em simuladores pneumáticos; Todos os componentes pneumáticos são analisados quanto ao funcionamento, simbologia, aplicações e dimensionamento Circuitos com funçoes lógicas; Circuitos pneumaticos com temporização ,contagem superposição e sequência; Diagrama trajeto x passo; Diagrama trajeto e tempo; Elementos de entrada e saida para circuitos eletropneumáticos; Circuitos eletropneumáticos basicos. Circuitos com funçoes lógicas; Circuitos pneumaticos com temporização, contagem superposição e sequência.

Nome do Curso: Hidráulica Básica
Perfil de Conclusão: Será capaz de determinar as vantagens e desvantagens da hidráulica; Calcular equações físicas envolvendo líquidos; calcular reservatórios; especificar acessórios; especificar atuadores hidráulicos; ler simbologia de atuadores hidráulicos; instalar válvulas nos seus respectivos atuadores; ler e interpretar símbolos de válvulas hidráulicas; calcular o consumo e força dos atuadores hidráulicos; selecionar atuadores; ler e interpretar símbolos hidráulicos; ler símbolos normalizados; instalar válvulas nos respectivos atuadores; montar circuitos hidráulicos básicos.
Carga Horária: 30 horas.
Conteúdo: Princípios físicos; Lei de Pascal; Transmissão de força e energia hidráulica; Fluidos hidráulicos; Filtros, unidades hidráulicas e bombas hidráulicas; Válvulas de controle direcional, de vazão, de pressão e de bloqueio; Cilindros e motores hidráulicos; Acumuladores; Circuitos hidráulicos básicos; Montagem prática dos circuitos em simuladores hidráulicos; Todos os componentes hidráulicos são analisados quanto ao funcionamento, simbologia, aplicações e dimensionamento.

Nome do Curso: Informática para Secretária
Perfil de Conclusão: Conhecimento básico dos serviços oferecidos pela Internet e aprimoramento e otimização da utilização do computador.
Carga Horária: 100 horas.
Conteúdo: Reconhecer e compreender os serviços oferecidos na Internet aplicáveis à sua área de atuação. Definir padrões visuais ou estéticos, informatizados para apresentação. Identificar termos técnicos utilizados na Internet. Dominar as ferramentas tecnológicas secretariais e de comunicação virtual. Identificar modelos de formatação eletrônica dos documentos  e os diversos tipos de comunicação empresarial, comercial, oficial e bancária.

Nome do Curso: Leitura e Interpretação de Desenho
Perfil de Conclusão: Definir e identificar os sistemas de medidas, suas prescrições e grafia; Identificar as escalas aplicadas em desenho técnico; Traçar linhas convencionais e figuras planas; Interpretar e aplicar regras de contagem; Redigir utilizando caligrafia técnica; Selecionar formato de papel; Interpretar dados fornecidos pela legenda; Interpretar e desenhar projeções ortogonais; Interpretar e executar desenhos em perspectivas a partir de suas projeções ou modelos; Interpretar e desenhar vistas cortes; Interpretar desenhos de montagens; Representar convenientemente elementos de máquinas em desenhos de conjuntos.
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo: Introdução ao desenho; Materiais e instrumentos; Caligrafia Técnica; Linhas convencionais; Projeções ortogonais 1º e 3º diedro; Dimensionamento e simbologia; Escalas; Corte e seções; Projeções ortogonais (casos especiais); Representação dos elementos de máquinas; Perspectivas (noções); Conjuntos mecânicos.

Nome do Curso: Mecânico de Máquina de Costura
Perfil de Conclusão: Executar manutenção e regulagens nas máquinas de costura industriais e motores, observando normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente.
Carga Horária: 80 horas
Conteúdo: Tecnologia, Lubrificação, Prática

Nome do Curso: Metrologia
Perfil de Conclusão: Será capaz de definir e identificar os sistemas de medidas, suas prescrições e grafia; conservar instrumentos de medição; converter unidades de medidas; selecionar e medir utilizando instrumentos adequados; calcular resolução de paquímetros; utilizar Relógio Comparador; medir utilizando Graminho e Goniômetro; utilizar Blocos Padrões; calibrar instrumentos de medidas; calcular empilhamentos de blocos padrão; especificar tolerâncias; aplicar símbolos pertinentes à tolerância especificada; classificar rugosidades.
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo: Noções gerais de metrologia; Unidades dimensionais lineares; Sistema de Medidas e transformações; Milímetro para polegada e Polegada para milímetro; Régua graduada; Paquímetro: Nomenclatura e tipos e Leitura milímetro e polegada fracionária e milesimal; Micrômetro: Nomenclatura e tipos e Leitura milímetro e Leitura polegada; Instrumentos de medição angular: Transferidor e Goniômetro; Relógio comparador: Nomenclatura e Aplicações; Gabaritos e verificadores: Rosca, Folga e Ângulos; Tolerância de forma e posição: Simbologia; Rugosidade superficial; Simbologia, Representação e Classes; Sistema ISO de tolerância.

Nome do Curso: Padronista
Perfil de Conclusão: Analisar, planejar e executar a Instalação de Entrada do serviço com Medição aérea e subterrânea em áreas residenciais, comerciais e industriais.
Carga Horária: 80 horas
Conteúdo: Segurança no trabalho; Eletricidade básica; Grandezas elétricas; Circuitos elétricos; Associação de resistores; Lei de OHM; Potência em CC; Potência em CA; Tensão alternada; Magnetismo e Eletromagnetismo; Transformadores monofásicos e trifásicos; Aterramento elétrico; NBR 5410 Introdução; Introdução NR-10; Instrumentos de medidas; Planta baixa: introdução e técnicas de análise; NBR 5444 (Simbologia Predial); NDU-001 Fornecimento de energia elétrica em tensão secundária (Concessionária local) Introdução; NDU-002 Fornecimento de energia elétrica em tensão primária (Concessionária local) Introdução; NDU-003 Fornecimento de energia elétrica a agrupamentos ou edificações de uso coletivo acima de 3 unidades consumidoras (Concessionária local) Introdução.

Nome do Curso: Controladores Lógicos Programáveis - CLP
Perfil de Conclusão: Será capaz de planejar o desenvolvimento de aplicações e a manutenção em sistemas com controladores lógico programáveis (CLP).
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo: Comando por fio; Histórico do CLP; Arquitetura do CLP; Introdução à linguagem ladder; Comando controlado por lógica; Instrução examine on; Instrução examine off;  Temporizadores; Contadores; Comparadores; Aplicação das instruções em controles industriais; Introdução à linguagem FDB; Programas com blocos lógicos; Definição e aplicação de IHM.

Nome do Curso: Pneumática Básica
Perfil de Conclusão: Será capaz de especificar componentes básicos da pneumática, sua simbologia e funcionamento, interpretação de projetos, dimensionamento de redes e execução de circuitos pneumáticos seqüenciais básicos.
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo: Princípios físicos, produção, preparação e distribuição do ar comprimido; Unidades de condicionamento de ar; Válvulas de controle direcional e auxiliares; Cilindros pneumáticos; Estudo de circuitos básicos e seqüenciais no método intuitivo; Montagem prática dos circuitos em simuladores pneumáticos; Todos os componentes pneumáticos são analisados quanto ao funcionamento, simbologia, aplicações e dimensionamento.

Nome do Curso: Programador de Centro de Usinagem
Perfil de Conclusão: O profissional estará apto a elaborar programas e subprogramas para a execução da usinagem de peças em centro de usinagem com comando numérico, utilizando-se da interpretação de desenho técnico e determinando os parâmetros de corte convenientes.
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo: Plano Cartesiano; Eixos; Coordenadas; Absolutas; Incrementais; Polares; Zero Máquina e Zero Peça; Referência de Ferramenta; Estrutura de Programação; Operações Básicas do Centro de Usinagem ROMI – Discovery 560 com Comando Siemens 810 D; Funções Preparatórias; Interpolações; Lineares (G0 e G1); Circulares (G2 e G3); Polar (G111); Compensação do Raio da Ferramenta (G40, G41 e G42); Rotina de Repetição (REAPET); Ciclos de Usinagem; Furação (CYCLE81, CYCLE82 e CYCLE83); Rosqueamento com Macho (CYCLE84); Rasgos (SLOT1 E SLOT2); Alojamentos (POCKET1 E POCKET2); Chamada de sub-rotina (MCALL); Rotina de Posicionamento; Linear (HOLLES1); Circular (HOLLES2).

Nome do Curso: Programação de Máquinas CNC
Perfil de Conclusão: O profissional estará apto a elaborar programas e subprogramas para a execução da usinagem de peças em máquinas-ferramenta com comando numérico, utilizando-se da interpretação de desenho técnico e determinando os parâmetros de corte convenientes.
Carga Horária:60 horas
Conteúdo: Plano Cartesiano; Eixos; Coordenadas; Absolutas; Incrementais; Polares; Zero Máquina e Zero Peça; Referência de Ferramenta; Estrutura de Programação; Operações Básicas do Torno CNC ROMI – Centur 30 D com Comando Mach 9; Funções Preparatórias;
Interpolações; Lineares (G0 e G1); Circulares (G2 e G3); Compensação do Raio da Ferramenta (G40, G41 e G42); Ciclos de Usinagem; Desbaste; Furação; Rosqueamento; Operações Básicas do Centro de Usinagem ROMI – Discovery 560 com Comando Siemens 810 D; Funções Preparatórias; Interpolações; Lineares (G0 e G1); Circulares (G2 e G3); Polar (G111); Compensação do Raio da Ferramenta (G40, G41 e G42); Rotina de Repetição (REAPET); Ciclos de Usinagem; Furação (CYCLE81, CYCLE82 e CYCLE83); Rosqueamento com Macho (CYCLE84); Rasgos (SLOT1 E SLOT2); Alojamentos (POCKET1 E POCKET2); Chamada de sub-rotina (MCALL); Rotina de Posicionamento; Linear (HOLLES1); Circular (HOLLES2).

Nome do Curso: Programador de Torno CNC
Perfil de Conclusão: O profissional estará apto a elaborar programas e subprogramas para a execução da usinagem de peças em torno mecânico com comando numérico, utilizando-se da interpretação de desenho técnico e determinando os parâmetros de corte convenientes.
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo: Plano Cartesiano; Eixos; Coordenadas; Absolutas; Incrementais; Polares; Zero Máquina e Zero Peça; Referência de Ferramenta; Estrutura de Programação; Operações Básicas do Torno CNC ROMI – Centur 30 D com Comando Mach 9; Funções Preparatórias;
Interpolações; Lineares (G0 e G1); Circulares (G2 e G3); Compensação do Raio da Ferramenta (G40, G41 e G42); Ciclos de Usinagem; Desbaste; Furação; Rosqueamento.

Nome do Curso: SolidWorks Nível Básico
Perfil de Conclusão: Será capaz de desenhar perfis bidimensionais em software de CAD; criar sólidos em software de CAD; desenhar montagens de conjuntos mecânicos em software de CAD; configurar parâmetros para a impressão em software de CAD; Aplicar cortes em software de CAD.
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo: Nivelamento. Introdução ao CAD; Histórico do CAD; Ambientação com o SolidWorks; Conceitos de Features e Sketchs; Ferramentas de Visualização; Ferramentas de Edição; Criação de perfis em 2 dimensões; Edição de perfis em 2 dimensões; Criação de sólidos por extrusão; Criação de sólidos por revolução; Criação de sólidos por caminho;
Edição de sólidos; Montagens de conjuntos mecânicos; Elementos de Máquinas; Projeção do sólido em vistas; Configuração da folha de desenho; Configuração de vistas; Configuração de cotas; Vistas em Corte; Impressão de desenhos.


Qualificação Profissional

Nome do Curso: Costureiro Industrial
Perfil de Conclusão: Organizam o local de trabalho, preparam máquinas e amostras de costura, definem a sequência operacional de montagem, operam máquinas de costura na montagem em série de peças do vestuário em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.
Carga Horária: 200 horas
Conteúdo: Definir sequência operacional das partes que compõem uma peça do vestuário; Selecionar ferramentas, instrumentos, máquinas e insumos, de acordo com a peça a ser confeccionada; Regular máquinas de costura, conforme procedimentos e técnicas; Operar as máquinas de costura, utilizando procedimentos operacionais que visem produtividade e qualidade do produto, obedecendo as normas de saúde e segurança no trabalho; Identificar os tipos de agulhas, linhas e aviamentos necessários à confecção da peça.

Nome do Curso: Eletrônica Industrial
Perfil de Conclusão: O Profissional será capaz de analisar, interpretar e projetar circuitos eletrônicos industriais, focado na área de Eletrônica Industrial.
Carga Horária: 300 horas
Conteúdo: Desenho e Diagramas Elétricos. Tecnologia, Prática.

Nome do Curso: Mecânico de Manutenção Industrial
Perfil de Conclusão: Executar manutenção em máquinas industriais diversas, conjuntos eletromecânicos, hidráulicos e pneumáticos, utilizar máquinas operatrizes na confecção de peças para reposição e reparação, observando normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente.
Carga Horária: 300 horas
Conteúdo: Desenho Técnico Mecânico, Tecnologia e Prática de Ajustagem, Hidráulica e Pneumática e Manutenção Industrial.

Nome do Curso: Mecânico de Refrigeração
Perfil de Conclusão: Executar manutenção em equipamentos de refrigeração domésticos, bebedouros, condicionadores de ar de janela, split, mini-central e equipamentos de refrigeração industriais como câmaras frigoríficas, resfriadores de líquidos, equipamentos de transporte refrigerado, observando as normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Refrigeração Doméstica, Ar Condicionado, Refrigeração Industrial, Eletricidade Básica, Motores Elétricos e Comandos Elétricos.

Nome do Curso: Modelagem Industrial
Perfil de Conclusão: Confeccionam moldes para roupas; avaliam comportamento de materiais e desenvolvem protótipos de roupas, interpretando desenhos e modelos.
Carga Horária: 200 horas
Conteúdo: Traçar moldes de roupas; codificar moldes; cortar moldes; Marcar referência, Fornecer dados para fabricação, Interpretar moldes e desenhos de roupas, Elaborar tabelas de medidas de roupas.

Nome do Curso: Soldador Oxi-Combustível
Perfil de Conclusão: Executar soldagem de reparo e manutenção.
Carga Horária: 160 horas.
Conteúdo: Segurança e equipamentos de proteção individual; EPIs, EPCs, Processos à Oxigás: Equipamentos para soldar a oxiacetilênico cilíndricos, válvulas e reguladores, mangueira e economizador de gás; Varia´veis que influem na soldagem; Fatores indispensáveis para uma boa soldagem; Posição da soldagem segundo a AWS; Soldagem à Oxigás; Gases utilizados na soldagem (Oxigênio, acetileno e propano); Chama Oxiacetilênica; Acessórios; Perigos específicos da operação de soldagem. Aulas Práticas.

Nome do Curso: Soldador de Eletrodo revestido
Perfil de Conclusão: Executar soldagem de reparo e manutenção.
Carga Horária: 160 horas
Conteúdo: Segurança e Equipamentos de proteção individual; Processos a eletrodo revestido: Posto de trabalho de solda:Acessórios e ferramentas para soldagem, Máquinas para soldagem: Transformador, Gerador, Retificador. Variáveis que influem na soldagem; Fatores indispensáveis para uma boa soldagem; Posição de soldagem segundo a AWS; Eletrodos para soldagem manual e arco elétrico – Classificação ABNT e AWS. Noções de Metalurgia. Terminologia Básica da soldagem elétrica. Perigos específicos da operação de soldagem.

Nome do Curso: Tornearia Mecãnica
Perfil de Conclusão: Preparar, regular e operar torno mecânico confeccionando peças de uso industrial, assim como observar as normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Desenho Técnico, Tecnologia de Tornearia, Prática de Tornearia.


Aprendizagem Industrial


Nome do Curso: Ajustador Mecânico
Perfil de Conclusão: Realizar operações de ajustagem, no ajuste e confecção de peças, observando normas técnicas, de qualidade, meio ambiente e segurança no trabalho.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Desenho Técnico Mecânico; Metrologia; Tecnologia de Ajustagem, Prática de Ajustagem.

Nome do Curso: Confecção do Vestuário
Perfil de Conclusão: Confeccionar peças do vestuário, em tecidos planos e elásticos, desenvolvendo modelagens, realizando o risco e corte de peças, por intermédio da utilização e manutenção de ferramentas e máquinas próprias do  processo  industrial  da  confecção,  conforme  normas  e  procedimentos técnicos referentes à área Têxtil e do Vestuário,  saúde e segurança, qualidade e preservação ambiental.   
Carga Horária: 800 horas
Conteúdo: Manutenção de Máquinas de Costura; Costura Industrial; Modelagem Industrial; Fibras Têxteis / Terminologia Técnica; Processos de Risco e Corte Industrial; Cronometragem; Sistemas de Produção.

Nome do Curso: Instalação Elétrica Predial
Perfil de Conclusão: Instalar e montar componentes e dispositivos eletroeletrônicos para acionamento de máquinas industriais em redes elétricas de baixa tensão, obedecendo a especificações de projeto elétrico bem como normas técnicas de instalação elétrica, de saúde, meio ambiente e de segurança no trabalho.
Carga Horária: 660 horas
Conteúdo: Eletrotécnica; Medidas Elétricas; Máquinas elétricas; Desenho Técnico; Instalações elétricas; Comandos elétricos; Manutenção Industrial; Eletrônica; Acionamentos Automáticos; Saúde e Segurança no Trabalho; Noções de Mecânica.

Nome do Curso: Eletromecânica
Perfil de Conclusão: Planejar a utilização de instrumentos de medidas eletromecânicos, ferramentas manuais e maquinas operatrizes, bem como, planejar a manutenção e instalação de seus componentes seguindo normas técnicas.
Carga Horária: 800 horas
Conteúdo: Leitura e interpretação de desenho e diagramas; Tecnologia e prática de ajustagem, Metrologia, Eletrotécnica, Eletromecânica (prática), Máquinas elétricas, Eletrohidropneumática

Nome do Curso: Instalação de Sistemas Hidro-Sanitários
Perfil de Conclusão: Executar e manter as instalações hidro-sanitárias conforme projetos, normas técnicas vigentes e procedimentos específicos, planejando o trabalho de forma limpa e organizada, assegurando o desenvolvimento do processo de execução das obras dentro dos prazos, com segurança, qualidade, economia e respeito ao meio ambiente.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Cálculo Aplicado; Desenho Técnico; Leitura e Interpretação de Projetos; Instalações Hidráulicas e Sanitárias Predias; Planejamento e Orçamento.

Nome do Curso: Instalação e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais
Perfil de Conclusão: Instalar e manter ambientes computacionais, utilizando sistemas operacionais e aplicativos, configurando e realizando suporte técnico em microcomputadores e redes locais (LAN), observando normas técnicas, de qualidade, meio ambiente e segurança no trabalho.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Microinformática, Montagem e Manutenção de Microcomputadores; Instalação e Configuração de Microcomputadores; Tecnologia de Redes.

Nome do Curso: Manutenção Mecânica Industrial
Perfil de Conclusão: Executar manutenção em máquinas industriais diversas, conjuntos eletromecânicos, hidráulicos e pneumáticos, utilizar máquinas operatrizes na confecção de peças para reposição e reparação, aplicar técnicas de soldagem, observando normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente.
Carga Horária: 1.200 horas
Conteúdo: Desenho Técnico Mecânico, Metrologia, Processos de Ajustagem e Tornearia, Tecnologia da Manutenção, Hidropneumática, Eletricidade Básica, Soldagem, Prática de Manutenção.

Nome do Curso: Processos Administrativos
Perfil de Conclusão: Executar serviço de apoio administrativo nas áreas de recursos humanos, administração, comercial e finanças, cumprindo as rotinas e processos, atendendo aos padrões de qualidade requeridos.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Relações Humanas; Informática Básica; Rotinas Administrativas; Recursos Humanos e Rotinas de Pessoal; Rotinas de Processos Financeiros; Marketing e Vendas;
Atendimento ao Público; Planejamento e Organização do Trabalho; Prática Profissional Simulada.

Nome do Curso: Tornearia
Perfil de Conclusão: Preparar, regular e operar torno mecânico confeccionando peças de uso industrial, assim como observar as normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente.
Carga Horária: 800 horas
Conteúdo: Desenho Técnico; Metrologia; Tecnologia de Tornearia; Prática em Tornearia.

Nome do Curso: Instalação Elétrica Industrial
Perfil de Conclusão: Instalar e montar componentes e dispositivos eletroeletrônicos para acionamento de máquinas industriais em redes elétricas de baixa tensão, obedecendo as especificações do projeto elétrico bem como normas técnicas de instalação elétrica, de saúde, meio ambiente e de segurança no trabalho.
Carga Horária: 800 horas.
Conteúdo: Eletrotécnica, Metrologia, Máquinas Elétricas, Desenho Técnico, Instalações elétricas, Comandos elétricos, manutenção Industrial, Eletrônica, Acionamentos Automáticos; Saúde e Segurança no Trabalho; Noções de Mecânica.

Aprendizagem Social

Nome do Curso: Auxiliar de Tornearia
Perfil de Conclusão: Preparar, regular e operar torno mecânico confeccionando peças básicas de uso industrial, assim como observar as normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Desenho Técnico, Metrologia, Tecnologia, Prática.

Nome do Curso: Costura Industrial
Perfil de Conclusão: Organizam o local de trabalho, preparam máquinas e amostras de costura, definem a sequência operacional de montagem, operam máquinas de costura na montagem em série de peças do vestuário em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Noções de manutenção mecânica básica; Costura Industrial.

Nome do Curso: Eletricidade Predial
Perfil de Conclusão: O profissional estará apto para interpretar diagramas e projetos elétricos, atuar em instalações elétricas de baixa tensão e redes de área local na indústria, no setor de construção civil, em prédios residenciais e comerciais, conforme normas de segurança. Analisar e planejar Instalação e manutenção elétrica predial, com conhecimentos práticos e teóricos para atuar na instalação e manutenção de instalações prediais.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Desenho e Diagramas Elétricos; Eletrotécnica; Prática de Eletricidade

Nome do Curso: Serralheria
Perfil de Conclusão: Confeccionam, reparam e instalam peças e elementos diversos em chapas de metal como aço, ferro galvanizado, cobre, estanho, latão, alumínio e zinco; fabricam ou reparam caldeiras, tanques, reservatórios e outros recipientes de chapas de aço; recortam, modelam e trabalham barras perfiladas de materiais ferrosos e não ferrosos para fabricar esquadrias, portas, grades, vitrais e peças similares.
Carga Horária: 400 horas.
Conteúdo: Desenho Técnico Mecânico, Metrologia, Tecnologia, Pratica de Serralheria.

Nome do Curso: Lubrificação
Perfil de Conclusão: Lubrificam máquinas e equipamentos, sinalizando pontos de lubrificação, interpretando desenhos de máquinas, avaliando a situação de máquinas e equipamentos, selecionando material de limpeza e ferramentas para lubrificação, retirando excessos de lubrificantes, liberando máquinas e equipamentos lubrificados e preenchendo relatórios e registros de ocorrências. Monitoram o desempenho de máquinas e equipamentos, realizando inspeções preventivas, identificando anomalias, solicitando manutenções, verificando a ocorrência de impurezas em lubrificantes e retirando amostras para análises. Colaboram na elaboração de planos de lubrificação. Conservam ferramentas e materiais para lubrificação. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.
Carga Horária: 400 horas
Conteúdo: Matemática; Desenho; Tecnologia; Elementos de máquinas; Lubrificação; Português.


Técnico

Nome do Curso: Mecânica
Perfil de Conclusão: O profissional estará apto a desenhar e interpretar desenhos e esquemas técnicos, selecionar e empregar instrumentos de medição, conhecer e distinguir materiais e analisar os princípios físicos pertinentes à mecânica.
Carga Horária: 1200 horas
Conteúdo: Desenho técnico, Mecânica Aplicada, Metrologia, Materiais para a construção mecânica e CAD, Usinagem, Resistência de Materiais, Normalização e Qualidade, Eletrotécnica, Eletrohidropneumática, Elementos de máquinas, Manutenção Mecânica, Projetos.

Nome do Curso: Mecatrônica
Perfil de Conclusão: O profissional estará apto a exercer atividades de apoio ao mecânico industrial, com conhecimentos para ler e interpretar desenhos mecânicos, selecionar e medir com instrumentos de precisão, identificar os diversos tipos de elementos de máquinas e suas aplicações, assim como os princípios físicos fundamentais na mecânica.
Carga Horária: 1200 horas.
Conteúdo: Mecânica técnica, Desenho técnico, Processo de Usinagem, CAD, Eletrotécnica, Acionamentos Elétricos, Máquinas Elétricas, CNC, CAM, Eletrônica Analógica, eletrônica Digital, Eletrônica de Potência, Microprocessadores, CLP, Acionamentos hidráulicos e pneumáticos, FMS, Robótica, Projetos, Linguagem de Programação, Informática Industrial.

Nome do Curso: Eletrônica
Perfil de Conclusão: O profissional estará apto a desenhar e interpretar desenhos e esquemas técnicos eletrônicos, analisar e executar reparos em comandos, executar todos os tipos de medições que auxiliem em manutenções de equipamentos e máquinas.
Carga Horária: 1200 horas.
Conteúdo: Desenho Técnico, Eletrotécnica, Fundamentos de máquinas e comandos; Eletrônica Analógica, Normalização e Qualidade Industrial; CAD para eletrônica; Análise de Circuitos; Eletrônica Digital; Eletrônica de Potência; CLP; Fundamentos de microcomputadores; Micropocessadores; Fundamentos de Telecomunicações; Técnicas de Interface; Linguagem de Programação.

Nome do Curso: Eletrotécnica
Perfil de Conclusão: O profissional estará apto a exercer atividades de apoio ao eletrotécnico, com conhecimentos básicos para ler e interpretar desenhos técnicos, realizar medições elétricas, utilizando instrumentos específicos da área, aplicando os fundamentos básicos da eletrotécnica.
Carga Horária: 1200 horas.
Conteúdo: Eletrotécnica I e II Matemática, Desenho Técnico, Instrumentos de Medição; Comunicação Gerencial; Saúde e Segurança no Trabalho; Máquinas Elétricas I e II, Eletrônica Analógica I e II; Instalações Elétricas Prediais, Desenho Técnico assistido por Computador; Eletrônica Digital; Comandos Elétricos/CLP; Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Eletrohidropneumática, Eletrônica de Potência, Organização de Normas; Instalações Elétricas Industriais; Processo de Soldagem; Tecnologia da Mecânica Aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário